Após apelo de jogadores e torcida, NFL alivia regras e vai punir menos por comemorações.
25/05/2017
Fonte: Espn
Seguindo a promessa de que aliviaria as regras sobre as comemorações dos jogadores após touchdowns, o comissário da NFL, Roger Goodell, anunciou nesta terça-feira que os jogadores poderão usar a bola como adereço em suas festas, comemorar no chão, e também em grupo.

No último ano o rigor da arbitragem com as comemorações foi criticado por todos, desde jogadores até torcedores. A NFL alegava que o controle nas coreografias visava manter o espírito esportivo, além de evitar algum confronto entre jogadores. Assim, até mesmo "anjos de neve" foram proibidos, assim como fingir que a bola fosse algum outro objeto, ou usar um colega de time como coadjuvante na festa.

"Nós sabemos que vocês amam as espontâneas demonstrações de emoção que vêm após um touchdown espetacular. E os jogadores nos disseram que queriam mais liberdade para poderem se expressar e comemorar seus feitos atléticos", escreveu Goodell em comunicado divulgado pela Liga.

A liberação, porém, manteve certas regras. "Demonstrações agressivas, comemorações que se prolongarem e atrasarem o jogo, e aquelas que forem direcionadasa um oponente, ainda serão penalizadas", destaca o comunicado.

Assim, sinalizar uma garganta sendo cortada, simular o uso de armas, e outras coisas do tipo, ainda serão passíveis de uma falta. As dancinhas, como a de Antonio Brown, não foram explicitamente liberadas, sendo possível imaginar que continuarão proibidas.

Confira o comunicado na íntegra:

Assim como os times da NFL usam o período fora da temporada para melhorarem, nós da liga usamos este tempo para ouvir os jogadores, treinadores, árbitros e torcedores sobre como podemos continuar a melhorar nosso grande jogo.

Mais cedo, nesta primavera (no hemisfério norte, nos anunciamos planos para entregar uma experiência de jogo mais excitante, com mudanças para melhorar o ritmo do jogo e minimizar interrupções desnecessárias à ação no campo. Nós também demos passou importantes na saúde e segunça, incluindo a aprovação de novas regras proibindo a tentativa de saltar sobre a proteção - uma das prioridades para nossos jogadores.

Hoje, estamos animados em dizer a vocês outra mudança que veio após conversas com mais de 80 jogadores em atividade e aposentados: nós vamos aliviar nossas regras de celebração para permitir aos jogadores mais espaço para se divertirem após suas grandes jogadas.

Nós sabemos que vocês amam as espontâneas demonstrações de emoção que vêm após um touchdown espetacular. E os jogadores nos disseram que queriam mais liberdade para poderem se expressar e comemorar seus feitos atléticos

Então aqui estão alguns exemplos de comemorações que estarão permitidas após os pontos, de acordo com a nova política:
- 'Anjos de neve' estão liberados
- Festa em grupo também pode
- Usar a bola como adereço também está liberado

Em minha conversa com os jogadores da NFL, também ficou claro quanto eles se preocupam com o espírito esportivo, a competição limpa, e em mostrar bons exemplos para os jovens jogadores. É por isso que demonstrações agressivas, comemorações que se prolonguem e atrasem o jogo, e aquelas direcionadas aos oponentes, ainda serão penalizadas.

Sabemos que temos muito trabalho a fazer. Estamos agradecidos aos tantos jogadores em atividade e aposentandos que se uniram a nós neste assunto e olhamos adiante para seguir conversando com eles de forma a seguir trabalhando para melhorar este jogo que amamos.

Obrigado a você pelo apoio,

Roger Goodell.