Astro da NFL vai ser comandado por ex-rival que enfrentou há 22 anos.
25/02/2018
Fonte: Espn
No dia 10 de novembro de 1996, no Giants Stadium, os primeiros pontos no placar do confronto entre Jets e Patriots saíram em um passe de Frank Reich para Jeff Graham. No quarto período, a vitória de New England por 31 a 27 foi confirmada com o extra point de Adam Vinatieri.

Passados 22 anos, o palco deste jogo não existe mais, e Reich e Vinatieri vão se reencontrar. O antigo quarterback fará sua estreia como técnico principal do Indianapolis Colts, enquanto o kicker seguirá fazendo a mesma coisa.

Adam Vinatieri renovou seu vínculo com os Colts por mais uma temporada, quando completará 13 anos na franquia de Indiana, e 23 na NFL. No dia 28 de dezembro, uma sexta-feira vésperas da última semana da temporada, o camisa 4 irá completar 46 anos.

O kicker é, de longe, o mais velho jogador em atividade na NFL. Além de “durável” – perdeu apenas 15 jogos em toda sua carreira – ele ainda é confiável. Na última temporada, ele acertou 85.3% de suas tentativas de field goal, com 22 chutes certeiros em 24 tentativas de extra point.

Em 12 anos de Colts, seu aproveitamento é de 86,5% nos field goals e 98,2% nos extra points, números ainda melhores que os registrados nos primeiros 10 anos da carreira, quando convertei 81,9% dos chutes e 98,1% dos pontos extras nos Patriots, com quem conquistou três títulos, sendo o responsável pelo chute do título no fim de dois deles.

A longevidade renderá alguns recordes para Vinatieri já neste ano. Ele já é o jogador com mais chutes na pós-temporada (56) e também com mais pontos nos playoffs (236), mas agora quer bater as marcas da temporada regular.

Com 559 field goals, ele está apenas seis atrás de Morten Andersen, que também detém o recorde de pontos na carreira, com 2.544, 57 a mais que Vinatieri. A única temporada em que o camisa 4 marcou menos pontos do que precisa para o recorde foi em 2009, quando jogou apenas seis partidas e tentou apenas nove chutes.

Andersen, dinamarquês que jogou pelos Falcons até 2007, jogou até os 47 anos, sendo um dos outros três jogadores a atuar com 45 anos ou mais na NFL neste século, ao lado dos também kickers Gary Anderson (45 em 2004, quando defendeu os Titans) e John Carney (45 em 2010, jogando pelos Saints).

Em 2017, Morten Andersen foi introduzido no Hall da Fama do futebol americano. O destino de Adam Vinatieri não parece outro que não esse. Resta saber quando isso vai acontecer, já que ele pode pensar em bater o recorde de George Blanda, que atuou até os 48 anos.