Bears arrancam virada heroica, eliminam os Packers e vencem a 1ª nos playoffs em 15 anos
11/01/2026
Fonte: Ge
O Chicago Bears conseguiu uma virada histórica na madrugada deste domingo (11) e segue vivo nos playoffs da NFL. A equipe mandante venceu o rival Green Bay Packers de virada, por 31 a 27, no Soldier Field, em Chicago, depois de ir ao intervalo com apenas três pontos marcados no placar e perdendo por 18 de diferença.

Agora, o time aguarda o vencedor do duelo entre San Francisco 49ers (#6) e Philadelphia Eagles (#3), que se enfrentam nesta tarde, para conhecer seu adversário na segunda rodada do mata-mata. No entanto, já sabe que jogará em casa novamente por ser o cabeça de chave 2 da Conferência Nacional (NFC) e que não medirá forças com o Seattle Seahawks, que avançou direto para o Divisional Round.

Os Bears, que retornaram aos playoffs depois de quatro temporadas, quebraram uma sequência de 15 anos sem vitórias no mata-mata. O fim do jejum foi conquistado em teste para cardíaco e com emoção até o lance derradeiro do clássico válido pelo Wild Card.

A arrancada improvável foi construída com 25 pontos marcados no quarto e último período. Incendiando a atmosfera no estádio, os mandantes chegaram para os 15 minutos finais sem anotar nenhum touchdown, mas reagiram, viraram faltando 1 minuto e 43 segundos no relógio e seguraram o ataque adversário para confirmar a classificação.

Com o termômetro beirando o zero na noite em Chicago, a partida começou com o time da casa ainda tentando se aquecer enquanto os visitantes já ferviam o placar. Após duas campanhas de cada lado, os Bears registravam apenas um field goal, convertido por Cairo, e uma interceptação. Já os rivais desfilavam em campo e abriram 14 a 3 sem dificuldades com dois touchdowns aéreos.

O drama dos mandantes aumentou quando, faltando dois minutos para o intervalo, Green Bay chegou à end zone pela terceira vez e esfriou ainda mais o clima no estádio. A equipe de Chicago, inofensiva tanto no jogo aéreo quanto no terrestre até então, passou três drives seguidos sem pontuar e por pouco não viu a desvantagem aumentar.

No entanto, tudo mudou após o intervalo. Relaxados, os Packers estagnaram e emendaram quatro punts consecutivos, enquanto os Bears demoraram, mas passaram a aproveitar as brechas e a reagir. Anotaram 13 pontos seguidos, diminuindo a distância no placar para 21 a 16, não se abalaram com o touchdown marcado por Green Bay na sequência e depois viraram, chegando à end zone mais duas vezes.

Ao todo, foram 18 pontos marcados pelos Bears nos dez minutos finais, com direito a field goal desperdiçado pelos Packers, que acabaria com o sonho da virada se fosse convertido. Para a êxtase dos torcedores de Chicago, o chute foi para fora.

Cairo Santos manteve seu 100% de aproveitamento de chutes em jogos de playoffs. Em sua quarta participação em pré-temporada da NFL, o kicker brasileiro de 34 anos acertou os três field goals que tentou (de 27, 34 e 51 jardas), além de converter outros três extra points para ajudar na arrancada dos Bears.

A noite adentrou com o gramado do Soldier Field coberto de neve para receber a rivalidade mais longeva da liga. Contrastando com a baixa temperatura, os ânimos em campo logo esquentaram ainda no aquecimento, com bate-boca generalizado e aglomeração entre jogadores adversários que se preparavam para o clássico acalorado.

A neve deu trégua pouco antes do apito inicial e não foi um fator durante a partida, enquanto a atmosfera nas arquibancadas permanecia gélida com a atuação apagada do time da casa no início. A demora dos Bears por uma reação fez com que o estádio, apesar de lotado, permanecesse em silêncio por prolongados momentos durante o duelo.

A situação se transformou completamente no decorrer do segundo tempo, com as equipes invertendo os papéis. Os Packers empacaram, não conseguiram sair do buraco no qual se afundaram e acabaram vítimas da reação heroica dos Bears. A remontada apoteótica levou os torcedores no Soldier Field ao delírio.

Caleb Williams sofria em sua estreia em playoffs até o duelo entrar no último quarto. Ele já havia lançado duas interceptações, estava em branco e não conseguia se conectar com seus recebedores. No entanto, o quarterback não se deixou abalar e impulsionou a reação dos Bears ao encaixar um passe mágico, em movimento.

Em uma quarta decida para oito jardas, faltando menos de seis minutos para o fim e com os Packers à frente por 27 a 16, Caleb foi pressionado no pocket. Ele precisou sair para a esquerda e lançou, sem nenhuma base, um passe de quase 30 jardas para Odunze que salvou o drive e embalou a arrancada.

A virada improvável acabou ofuscando a atuação praticamente impecável de Jordan Love no primeiro tempo. O quarterback de Green Bay terminou com quatro touchdowns passados (três deles antes do intervalo), 323 jardas aéreas e nenhuma interceptação, mas não conseguiu repetir o sucesso na segunda etapa e caiu de rendimento junto do restante do time dos Packers.