Com a regra protegendo o quarterback, NFL nunca viu tantos passes para touchdown.
04/10/2018
Fonte: Espn
A Semana 5 da temporada da NFL começa nesta quinta-feira, com o confronto entre New England Patriots e Indianapolis Colts, marcado para às 21h15 (de Brasilia).

No duelo entre Tom Brady e Andrew Luck, que já valeu o título da AFC em 2015, a expectativa é de passes para touchdown. Afinal, a liga nunca foi tão propícia para isso.

Nas quatro primeiras semanas da temporada foram 228 passes para touchdown, o maior número desde a unificação das ligas e o surgimento do Super Bowl, em 1967. O número mais próximo disso aconteceu em 2013, quando o primeiro mês terminou com 23 conexões a menos na endzone.

O líder na estatística é Patrick Mahomes, do Kansas City Chiefs, com 14 passes para TD. O ritmo da sensação da NFL é de quebrar o recorde em uma única temporada, que pertence a Peyton Manning, com 55 justamente em 2013.

Com nove desses passes até aqui, Brady dá motivos para a torcida dos Patriots acreditarem em uma melhora. Afinal, além da melhora no ataque no jogo de domingo, contra o Miami Dolphins, a equipe volta a contar com Julian Edelman, que cumpriu suspensão nas quatro primeiras semanas.

Já pela equipe de Indiana, que sofre com campanha com uma vitória e três derrotas, Luck, que também já lançou nove bolas na endzone, espera aproveitar uma defesa que sofreu nas três primeiras partidas (eram 25,6 pontos cedidos por jogo de média).

Uma das explicações para o aumento no número de passes para touchdown está nas regras que protegem os quarterback. Se as marcações de “roughing the passer” tiram os jogadores e torcedores do sério, por outro lado elas dão mais espaço para os quarterbacks brilharem.