Como título dos 49ers pode coroar era de ouro da baía de São Francisco nos esportes.
27/01/2020
Fonte: Espn
A década de 2010 para o fã do esporte da baía de São Francisco, na Califórnia, foi excepcional.

Não só em uma, mas em todas as grandes ligas norte-americanas, um time da região chegou a pelo menos uma decisão de campeonato nacional.

Mais do que isso, duas franquias ainda saíram com o título nessas decisões, e uma terceira campeã pode chegar agora, em fevereiro, quando o San Francisco 49ers disputa o Super Bowl contra o Kansas City Chiefs – sem entrar naquela discussão de que 2020 já é outra década, a temporada da equipe em questão é a de 2019, o que já vale.

Somando tudo, foram 11 finais alcançadas por 49ers (NFL), Golden State Warriors (NBA), San Jose Sharks (NHL) e San Francisco Giants (MLB). Destas decisões, foram seis títulos para a baía.

Aparições em playoffs foram 29 no total: Nove dos Sharks, sete dos Warriors, cinco dos Athletics, quatro dos Giants, três dos 49ers e uma dos Raiders.

NFL

A baía de São Francisco tem duas franquias na NFL: 49ers e Oakland Raiders. No entanto, a partir de 2020, terá só os Niners, já que a outra franquia vai se mudar para Las Vegas.

Mas foi justamente os Niners que tiveram sucesso na década, chegando a dois Super Bowls.

O primeiro foi em 2012, no SB XLVIII. Naquele ano, Colin Kaepernick assumiu a titularidade de Alex Smith como quarterback e teve um ano incrível. Na decisão, San Francisco perdeu para o Baltimore Ravens por 34 a 31, em grande jogo de Joe Flacco.

A nova oportunidade surge nesta temporada. Com a melhor defesa da liga, comandada por Robert Saleh, e um ataque liderado por Jimmy Garoppolo, sob Kyle Shanahan, os 49ers viajam a Miami em busca do primeiro título desde 1995.

NBA

Único time de basquete da baía, o Golden State Warriors foi a franquia mais vitoriosa da região na década (em todos os esportes), chegando a cinco decisões da NBA em cinco temporadas seguidas, desde 2015.

Os Splash Brothers (Stephen Curry e Klay Thompson) tem grande parte nisso, além de Kevin Durant, que chegou mais tarde.

Das cinco finais, os Warriors foram campeões em três: 2015, 2017 e 2018. As derrotas em 2016 e 2019 foram para Cleveland Cavaliers e Toronto Raptors.

Devastada por lesões, a temporada atual da franquia é horrível, com 10 vitórias e 35 derrotas até o momento em que este texto foi escrito, ocupando a última posição da conferência leste da NBA.

NHL

O San Jose Sharks é a última franquia das quatro grandes ligas a chegar à região, já que foi fundada em 1991. Também é a única franquia de hóquei no gelo da baía.

2016 foi o melhor ano da história da equipe – um ano depois da chegada de Peter DeBoer como head coach – quando se sagraram campeões da conferência oeste da NHL e chegaram à Stanley Cup pela primeira vez.

Porém, em seis jogos da melhor de sete, os Sharks perderam a decisão da NHL para o Pittsburgh Penguins.

O momento não é dos melhores para os Sharks. Nesta temporada, a equipe ocupa a antepenúltima posição da sua conferência (26º no ranking geral), com 21 vitórias em 50 jogos.

MLB

O San Francisco Giants só não está a mais tempo na região (1958) do que os 49ers (1946). E não são a única franquia de beisebol, já que Oakland tem os Athletics.

Ambas são bem vitoriosas, combinando 17 títulos de World Series.

Foram três títulos na primeira metade da década: 2010, 2012 e 2014, todos com Bruce Bochy como treinador. O último, curiosamente, também foi contra uma franquia de Kansas City (Royals), como será a decisão da NFL nesta temporada.

Na última temporada, vencida pelo Washington Nationals, os Giants não chegaram aos playoffs, diferente dos Athletics, eliminados no wild card.

Sem finais

Entre os seis times de major league da baía de São Francisco, apenas dois não chegaram a uma decisão na última década: Oakland Athletics (MLB) e San Jose Earthquakes (MLS).

Muitos norte-americanos não consideram a Major League Soccer um dos principais torneios do país, mas esta não deixa de ser uma major league – a principal competição de futebol. Nela, o San Jose Earthquakes tão teve muito sucesso nos anos recentes. O time chegou à região em 1996.

A outra franquia de beisebol da baía fica em Oakland, onde os Athletics chegaram em 1968, vindos de Kansas City. Mesmo que o último título da franquia tenha sido em 1989, sua história é vitoriosa, empatando em terceiro lugar entre os maiores vencedores da história (com 9).