Contra ex-time, Andy Reid faz o que não conseguiu com Philadelphia e se consagra como um dos maiores técnicos da história.
13/02/2023
Fonte: Espn
O Super Bowl conquistado pelo Kansas City Chiefs coloca ainda mais o nome de Andy Reid na história da NFL. O treinador, agora bicampeão com o time do Missouri, é o comandante de uma espécie de dinastia dos Chiefs, que estiveram na final pela terceira vez nos últimos quatro anos.

E quis o destino que a confirmação do legado criado por Reid fosse justamente sobre o Philadelphia Eagles, equipe em que ele comandou por 14 temporadas e o máximo que conseguiu foi um vice, ao ser derrotado pelo New England Patriots em 2004.

O treinador chegou à Filadelfia após se destacar como assistente no Green Bay Packers. Ele assumiu depois dos Eagles registrarem a pior campanha da NFL, em 1998. Após um primeiro ano ruim, ele tornou o time o "bicho-papão" da NFL Leste. Entre 2000 e 2011, a equipe foi líder ou vice-líder da divisão em dez oportunidades, com direito a cinco presenças na final de conferência e uma no Super Bowl.

Apesar de nenhum título, ele se tornou o técnico com mais vitórias, maior porcentagem de triunfos e também mais vitórias nos playoffs na história do time.

Isso, porém, não impediu a sua demissão. Poucos dias depois, ele assumiu os Chiefs. Nos primeiros anos, conseguiu boas campanhas, mas sempre caía nos playoffs. Até apostar em Patrick Mahomes, que se tornou quarterback titular do time em 2018 e mudou a história do time.

O título também coloca Andy Reid como apenas o terceiro técnico no século a vencer dois Super Bowls, atrás de Tom Coughlin, bicampeão com o New York Giants e Bill Belichick, que conquistou nada menos do que seis taças com os Patriots.

Em toda a história da NFL, são 13 os treinadores com pelo menos dois títulos. Além dos já citados, aparecem Vince Lombardi, Tom Flores, Jimmy Johnson, George Seifert, Mike Shanahan, Bill Parcells, Tom Landry e Don Shula, com duas conquistas, Bill Walsh e Joe Gibbs, com três e Chuck Noll, com quatro.

Após a partida, já com o troféu em mãos, Reid valorizou o trabalho em equipe que levou os Chiefs a mais uma conquista.

"A diferença foi Patrick Mahomes, a linha ofensiva, todos os caras do ataque fizeram um trabalho fenomenal, principalmente no final. Foi um trabalho de todos os técnicos, dos dois lados, ataque e defesa", afirmou o treinador, que também abordou o seu futuro na franquia.

"Não vou me aposentar. Vou aproveitar esse Super Bowl. Esse é inacreditável. Philadelphia fez um grande jogo, foi um grande trabalho, mas que tal esses Chiefs?".