De Madden a técnico azarado: Chiefs quebram (quase) todas as maldições do Super Bowl.
03/02/2020
Fonte: Espn
O Kansas City Chiefs colocou ponto final em várias das conhecidas maldições da NFL com a virada sobre o San Francisco 49ers e o título do Super Bowl LIV.

A começar por uma das mais conhecidas de todas: a do Madden.

MVP da última temporada, Patrick Mahomes foi a capa do jogo. E quase foi vítima da maldição ao se machucar durante a temporada regular. Mas deu a volta por cima ao acabar com o troféu – e com o prêmio de melhor jogador da final.

O Madden é conhecido justamente por acabar com a temporada dos jogadores que vão para a capa – casos de Michael Vick, Vince Young, Rob Gronkowski e Antonio Brown.

Quem também acabou com um jejum incômodo foi Andy Reid. Com 221 triunfos, ele era o treinador mais vitorioso a nunca conquistar um Super Bowl. Eram 21 temporadas sem título. Até hoje!

E vale lembrar que os Chiefs não ganhavam um Super Bowl há 50 anos – as 49 temporadas sem títulos formam o segundo maior espaço de tempo entre troféus da história da NFL.

Em campo, o time também lutou contra tabus. Jogou de vermelho e se tornou apenas o terceiro campeão nos últimos 16 anos a ser campeão sem jogar de branco.

E, ao sair atrás do placar, se tornou a segunda equipe a conseguir uma virada no Super Bowl nas últimas dez temporadas.

Só uma maldição segue de pé: o Kansas City virou o sexto time consecutivo a ser campeão após perder a disputa da moeda – os 49ers venceram e escolheram chutar.

Veja estatísticas do Super Bowl LIV:

3 x 13! Os Chiefs quebraram uma ‘maldição’ ao vencer o Super Bowl jogando de vermelho. Foi apenas a terceira vez que o time que vestiu branco não saiu campeão.

2º time nas últimas 10 temporadas a vencer o Super Bowl saindo atrás do placar. Os Chiefs igualaram o que só os Patriots haviam feito: virar a decisão da NFL.

2º maior gap entre títulos. As 49 temporadas sem troféu dos Chiefs só são superadas pelas 56 dos Eagles entre 1961 e 2016)

2º Super Bowl da história do Kansas City Chiefs (o último havia sido ainda na 4ª edição, há 50 anos)

1º título de Super Bowl na carreira de Andy Reid – foi a sua segunda aparição, depois de perder com os Eagles em 2004.

21 temporadas até o primeiro título. A espera de Andy Reid para o troféu é a maior da história da NFL – e empata com a de Larry Brown (NBA) como a maior de todos os esportes americanos.

222 vitórias tem Andy Reid agora na carreira. É a sexta maior marca da história. Ele era o maior vencedor sem um título. Até agora!

24 anos e 138 dias – Patrick Mahomes é o jogador mais novo da história a ganhar um MVP e um Super Bowl

4º quarterback na história a virar um jogo com 2 TDs no quarto período. Patrick Mahomes se junta a Tom Brady, Eli Manning e Joe Montana

5º quarterback com 10 ou mais TDs nos playoffs da era Super Bowl. Mahomes também se junta Tom Brady, Joe Flacco, Kurt Warner e Joe Montana

2ª maior virada da história do Super Bowl. A reviravolta de 10 pontos (estavam perdendo por 20 a 10) faz os Chiefs igualarem o que já fizeram Patriots, Saints e Redsking. Só os Patriots fizeram mais (25 contra os Falcons)

3 viradas e 3 jogos dos playoffs depois de estar perdendo por dois dígitos. Os Chiefs conseguiram reviravoltas incríveis em nada menos que todo mata-mata

6 títulos de Super Bowl têm Patriots e Steelers, os maiores campeões. Os 49ers tinham a chance de se igualarem aos dois, mas falhou.