Defesa dá show, Seahawks vencem os Patriots e conquistam o Super Bowl XL
09/02/2026
Fonte: Espn
Após longos 13 anos, os Seahawks voltaram a fazer história na NFL. Neste domingo (8), no Levi's Stadium, em Santa Clara, Califórnia, a franquia de Seattle venceu o New England Patriots por 29 a 13 e conquistou o Super Bowl LX, que teve transmissão ao vivo no plano premium do Disney+.

Com a conquista, os Seahawks deram o troco nos Patriots após a derrota no Super Bowl XLIX e voltaram a ser campeões após a conquista inédita de 2013, quando impuseram um verdadeiro "passeio" para cima do Denver Broncos.

Os Hawks fizeram jus à boa campanha na temporada regular, quando tiveram aproveitamento de 14-3, assim como o dos Patriots, e subiram na lista entre os maiores vencedores do Super Bowl, se igualando a outras franquias que também foram campeãs duas vezes, como Philadelphia Eagles e Baltimore Ravens.

Até então coordenador defensivo dos Ravens, Mike Macdonald manteve o legado do histórico Pete Carroll e, aos 38 anos, conquistou o seu primeiro Super Bowl como técnico principal do Seahawks.

Quem também mereceu destaque foi o kicker Jason Myers, que foi responsável por 15 pontos dos Seahawks, após converter cinco field goals.

Os Patriots, por sua vez, desperdiçaram a chance de se isolarem como maiores vencedores do Super Bowl, indo à sétima conquista, e seguem empatados na ponta com o Pittsburgh Steelers, com seis.

Outro detalhe que não pode passar despercebido foi o show do intervalo. Atração principal, o rapper porto-riquenho Bad Bunny agitou o Levi's Stadium, que ainda contou com uma aparição para lá de especial da diva pop Lady Gaga, além de Ricky Martin.

Como foi o Super Bowl LX

Depois de oito anos, e novamente com os Patriots envolvidos, o primeiro tempo do Super Bowl terminou sem nenhum touchdown. Mas desta vez foram os Seahawks que largaram na frente.

Em campo, uma verdadeira batalha defensiva foi travada entre as equipes, mas foi a estrela dos Hawks que sobressaiu. E do outro lado, os Patriots começaram a noite de maneira terrível, com o quarterback Drake Maye derrubado em três oportunidades.

Para largar na frente, a franquia de Seattle contou com a pontaria afiada de Myers. E após três field goals seguidos (o mais distante de 41 jardas), os Hawks abriram 9 a 0 no placar.

A tônica se manteve a mesma após o intervalo - e as empolgantes apresentações de Bad Bunny, Lady Gaga e Ricky Martin no show do intervalo. No 3° quarto, os Hawks chegaram aos dois dígitos no placar e, com um quarto field goal de Myers, de 41 jardas, abriu 12 a 0.

E quando os Patriots vinham tentando juntar os cacos para enfim pontuarem no Super Bowl, veio o primeiro fumble da final, com Drake Maye sackado.

Inclusive, a franquia de New England igualou um recorde negativo. Isso porque desde 1974, quando o Minnesota Vikings perdeu por 24 a 7 do Miami Dolphins, um Super Bowl não tinha uma franquia com pontuação zerada nos três primeiros quartos.

Quem aproveitou foi Seattle - e muito bem. Logo no início do último quarto, enfim saiu o primeiro touchdown do Super Bowl LX. Sam Darnold encontrou um passe profundo de 16 jardas, à direita, e AJ Barner foi o "herói improvável" da noite e recepcionou perfeitamente, com os Seahawks abrindo 19 a 0.

Os Patriots então resolveram "esquentar" o Super Bowl e enfim pontuaram. Drake Maye encaixou passe para Mack Hollins, que fez um touchdown de 35 jardas, com Andres Borregales anotando o ponto extra.

A reação, entretanto, não durou muito tempo. Isso porque Maye foi interceptado por Julian Love, e os Hawks retomaram o controle do jogo para se sagrarem campeões.

Para variar, Myers entrou em cena novamente e converteu o seu quinto field goal, levando o Seahawks com vantagem por 22 a 7. O kicker ainda quebrou um recorde histórico no Super Bowl, convertendo cinco field goals de uma vez.

A vitória foi decretada após o segundo touchdown dos Hawks. Maye foi novamente sackado, e Uchenna Nwosu correu até a end zone para fazer 29 a 7.

Já nos minutos finais, os Patriots descontaram mais uma vez no placar, com um novo touchdown, anotado por Rhamondre Stevenson, mas já era tarde para qualquer reação, e os Hawks confirmaram o segundo título no Super Bowl.