Lenda da NFL, Jim Brown morre aos 87 anos.
20/05/2023
Fonte: Espn
Jim Brown, um dos maiores jogadores de futebol americano profissional e universitário de todos os tempos, morreu aos 87 anos, anunciou sua família nesta sexta-feira.

Em 2020, Brown foi selecionado para o time de todos os tempos da NFL 100 e também foi classificado como o jogador nº 1 de todos os tempos na lista do College Football 150 para comemorar os aniversários desses esportes. Ele foi eleito o maior jogador de futebol americano de todos os tempos pelo Sporting News em 2002.

Brown, que foi selecionado na primeira rodada do draft de 1957, jogou nove temporadas pelo Cleveland Browns (1957-65) e liderou a liga em oito desses anos. Ele correu para 12.312 jardas e manteve uma média de 5,2 jardas por carregada ao longo de sua carreira. Ele também foi nomeado Pro Bowler todos os anos em que jogou. Ele levou os Browns ao campeonato da liga três vezes, ganhando o título em 1964, e foi nomeado MVP três vezes.

Ele correu pelo menos 100 jardas em 58 de seus 118 jogos na temporada regular, nunca perdendo um jogo. Ele correu para mais de 1.000 jardas em sete temporadas, incluindo 1.527 jardas em uma temporada de 12 jogos e 1.863 em uma temporada de 14 jogos.

Brown se aposentou aos 30 anos, no auge de sua carreira. Ele estava filmando o filme "The Dirty Dozen" durante a intertemporada de 1966, e a produção demorou por causa do mau tempo. O proprietário do Browns, Art Modell, ameaçou suspender o pagamento de Brown se ele não se apresentasse ao campo de treinamento a tempo. Brown optou por se aposentar, dizendo que queria se concentrar em sua carreira no cinema e nas questões sociais.

Desde sua aposentadoria, nenhum jogador do Browns usou seu número 32, e uma estátua dele foi erguida do lado de fora do FirstEnergy Stadium em 2016.

"É um grande momento", disse Brown quando a estátua foi inaugurada, "porque eu sinto isso em todo o meu corpo, particularmente no meu coração e na minha mente."

Brown praticou quatro esportes (futebol, lacrosse, basquete e atletismo) durante sua carreira universitária em Syracuse, e também é considerado um dos maiores jogadores de lacrosse de todos os tempos, marcando cinco gols em uma metade de um jogo colegial All-Star.

Brown trabalhou para capacitar a comunidade afro-americana durante o movimento pelos direitos civis. Em 1988, ele criou o programa Amer-I-Can, um esforço para transformar membros de gangues destrutivos em membros produtivos da sociedade. Ele também defendeu que os atletas modernos se envolvam mais na comunidade afro-americana.

Apesar de seu envolvimento na comunidade, Brown teve vários desentendimentos com a lei após sua carreira na NFL. Ele foi a julgamento por agressão em 1965, depois que um jovem de 18 anos o acusou de lhe dar uísque e forçá-la a fazer sexo. Ele foi acusado de jogar uma modelo de uma varanda em 1968 e absolvido de agredir um homem após um acidente de trânsito em 1969. Ele foi multado e passou um dia na prisão após espancar um parceiro de golfe. Ele foi acusado de estupro e agressão sexual em 1985 (as acusações foram posteriormente retiradas). No ano seguinte, ele foi preso por supostamente espancar sua noiva. Em 1999, Brown foi condenado por quebrar a janela do carro de sua esposa.