Notícias
Niners perdem Kittle, mas viram fora de casa e eliminam campeões Eagles
11/01/2026
Fonte: Ge
Um time que já não tinha seus dois melhores defensores, nenhum de seus linebackers titulares e ainda seu wide receiver principal perdeu mais um de seus líderes no segundo quarto de sua estreia nos playoffs da NFL. Mas o San Francisco 49ers ainda tinha Brock Purdy, Christian McCaffrey e um time cheio de jogadores famintos para provar seu valor. E este conjunto surpreendeu e fez o suficiente para eliminar o atual campeão do Super Bowl, o Philadelphia Eagles, fora de casa neste domingo (11). A vitória por 23 a 19 no Lincoln Financial Field de Filadélfia classifica os Niners à rodada divisional da pós-temporada, onde enfrentará o primeiro cabeça de chave da Conferência Nacional, Seattle Seahawks, novamente na casa do adversário.Em Seattle, porém, os 49ers provavelmente terão de jogar sem o tight end George Kittle, um dos líderes do elenco e uma das principais opções de passe do quarterback Brock Purdy. Com 6min03s restando no segundo período, Kittle recebeu um passe e, ao ser derrubado por Marcus Epps, sentiu uma lesão na perna. Ele precisou ser retirado de maca, e a equipe divulgou posteriormente que se tratava de uma lesão no tendão de Aquiles.
Sem Kittle e Ricky Pearsall, principal wide receiver em profundidade do elenco, Purdy contou com uma grande atuação de Demarcus Robinson, que conquistou 111 jardas aéreas contra a forte secundária dos Eagles. Uma recepção de 61 jardas logo no começo ajudou a armar a situação para o primeiro touchdown dos Niners, recebido também por Robinson.
Após esta campanha, San Francisco teve dificuldades em mover a bola pela maior parte do primeiro tempo e precisou apelar à criatividade. No terceiro quarto, o técnico Kyle Shanahan chamou um reverso duplo, no qual a bola ficou com o wide receiver Jauan Jennings e ele acertou um passe de 29 jardas para Christian McCaffrey, completamente livre, marcar o touchdown.
Mesmo bem contido no jogo corrido - média de 3,2 jardas conquistadas em 15 carregadas - McCaffrey foi mais uma vez fundamental, especialmente nas recepções, com 66 jardas. Ele que recebeu o passe de touchdown da vitória das mãos de Purdy, a 2min54s do final. O quarterback terminou com 18 passes acertados em 30 tentados, 262 jardas e dois touchdowns.
Apesar de permitir algumas jogadas explosivas, a defesa dos Eagles não foi mal: limitou o famoso jogo corrido dos Niners a 75 jardas e ainda contou com duas interceptações de Quinyon Mitchell. No entanto, o ataque do coordenador ofensivo Kevin Patullo voltou a decepcionar e não aproveitou as oportunidades que recebeu da defesa.
O jogo corrido, irregular pela maior parte da temporada, encaixou no primeiro tempo e os Eagles marcaram dois touchdowns nas três primeiras posses - ambos em passes de Jalen Hurts para o tight end Dallas Goedert, mas em campanhas com muitas corridas com o running back Saequon Barkley. A partir daí, porém, os Eagles só conseguiram uma primeira descida nas três posses seguintes.
A frustração esteve visível numa discussão acalorada entre o técnico Nick Sirianni e o wide receiver AJ Brown ainda no segundo quarto, quando este último deixou cair um bom passe de Hurts. No segundo tempo, os Eagles ainda conseguiram montar três boas campanhas, mas duas delas terminaram em field goals convertidos por Jake Elliott.
A última, com o time atrás por quatro pontos nos últimos segundos da partida, acabou numa tentativa fracassada de conversão de quarta descida. O passe de Hurts para Goedert foi defendido por Eric Kendricks, linebacker veterano contratado há quatro semanas e que foi o líder da defesa de San Francisco neste domingo, com 10 tackles (sete deles individuais), dois tackles para perda de jardas e um passe defendido.
Como cabeça de chave mais baixa restante na NFC, o San Francisco 49ers vai enfrentar o líder da conferência, Seattle Seahawks, no Lumen Field de Seattle na próxima fase. Já o Chicago Bears, segundo cabeça de chave, recebe o quinto cabeça de chave, Los Angeles Rams, no Soldier Field.