O que fez de Chiefs x Eagles o maior Super Bowl da história da NFL.
13/02/2023
Fonte: Espn
Se você é torcedor do New York Giants, você acha que o Super Bowl XLII, contra o New England Patriots, em 2008, foi o maior da história.

Se você é torcedor dos Patriots, há uma lista nos últimos anos que eu tenho certeza que você vai escolher, principalmente aquele monumental em que Tom Brady aplicou a maior virada na história do Super Bowl e da NFL.

Se você ama o Denver Broncos, o Super Bowl XXXII, contra o Green Bay Packers. Dependendo do fã de NFL, a escolha pode ir para qualquer lugar, com um argumento sempre legítimo que vários jogos proporcionaram.

Mas, desculpe por isso. Este último, o Super Bowl LVII, em que o Kansas City Chiefs venceu o Philadelphia Eagles, por 38 a 35, é o maior da história.

Foi um duelo de excelência entre Patrick Mahomes e Jalen Hurts. É um fato extremamente especial que os quarterbacks combinaram para 600 jardas totais e sete touchdowns. Cada vez que suas equipes precisavam de uma resposta, eles executavam com maestria. E isso começou logo no início do jogo.

Hurts conseguiu um touchdown logo na primeira jogada. Mahomes respondeu com outro, lançando para Travis Kelce. Hurts teve sua tréplica com um passe profundo para A. J. Brown. E mesmo quando ele perdeu a posse de bola, em que os Chiefs fizeram o único touchdown defensivo do jogo, Hurts conseguiu passar por cima disso, liderando os Eagles a uma sequência de 10 pontos seguidos, sem resposta de Kansas City, até o intervalo de jogo.

E, novamente, tudo da forma mais bela possível.

O segundo tempo dos Chiefs foi assim: 10 jogadas, 7 pontos; touchdown depois de outras nove jogadas; mais sete pontos em apenas três lances; e um field goal para vencer a partida, em 12. E quase não foi o suficiente.

Nós não víamos um quarterback tão bom na terceira e quarta descida, em um Super Bowl, como Hurts desde.... Tom Brady contra o Atlanta Falcons, em 2017, talvez?

Os Eagles converteram 11 das 18 possibilidades em terceira descida. Várias dessas conversões vieram com a ajuda de sua linha ofensiva magistral ou passes que precisamente acertavam uma janela difícil, beirando a interceptação. O técnico de Philadelphia, Nick Sirianni, foi corajoso, e seu ataque converteu duas tentativas em quartas descidas.

Alguns diriam que a chance de virada de Hurts foi roubada por conta de uma suspeita falta de segurada (holding) no final da partida, mas, como Roger Goodell, principal comissário da NFL, disse há algumas semanas, o jogo foi "um reflexo da temporada 2022".

Claro que foi. A NFL acabou do único jeito semelhante à maioria dos jogos do ano: com os torcedores reclamando de faltas. Mesmo com este fato, que levou ao inevitável field goal e à vitória dos Chiefs, ainda há beleza no fato de que o técnico Andy Reid, de Kansas City, soube lidar com o tempo que tinha disponível no relógio e venceu o Super Bowl LVII aos 64 anos.

Outro ponto é: Mahomes.

Ele venceu seu primeiro Super Bowl e estava encaminhando seu lugar no Hall da Fama. E isso aconteceu quando ele tinha só 23 anos e com um volume grandioso de touchdowns lançados. Desta vez foi diferente, exigiu mais do quarterback e foi de um jeito menos automático.

Assim como o restante do time, ele não jogou bem contra o Tampa Bay Buccaneers, há dois anos. Em suas palavras, ele "travou" contra o Cincinnati Bengals, na Final da Conferência Americana em 2022. Mesmo com sua grandeza, ainda não havia vestígios de que seus momentos decisivos apareceriam em um Super Bowl.

Mas, mesmo quando os Eagles abriram vantagem, Mahomes, sua linha ofensiva e o planejamento de Reid dominaram completamente aquela que era reconhecida como a melhor defesa da NFL.

Philadelphia chegou ao Super Bowl com 70 sacks na temporada regular. Mesmo assim, Mahomes conseguiu criar seu melhor momento durante as situações mais críticas. Se era pressionado, sabia a hora de correr. Se lançava, era para o jogador que estava livre. Na última campanha da partida, continuou sua excelência (converteu os três passes que tentou) e ainda achou espaço para uma ótima corrida.

Poucas coisas são tão boas no esporte quanto ver um grande jogador se tornar imortal diante dos nossos olhos. Nós conseguimos ser testemunhas disso.

Menos de duas semanas depois da aposentadoria de Brady, Mahomes deixou claro que, se alguém consegue tirar o título de melhor jogador da história de Tom, pode ser ele.

Ninguém mais está próximo disso.

Reid deixou claro que a carreira do jogador está destinada ao Hall da Fama e ele também está nesta. Venceu dois Super Bowls desde que Bill Belichik conseguiu sua última vitória na pós-temporada.

Mahomes e Reid, junto com a ajuda dos Eagles, produziram o melhor Super Bowl da história.