Ofertas por Aaron Rodgers: Sete equipes da NFL e suas propostas pelo super astro dos Packers.
12/05/2021
Fonte: Espn
É difícil algo ser mais relevante do que o draft NFL, mas o atual MVP da liga pensando em sair do único time que já jogou, fez exatamente isso na semana passada. Adam Schefter da ESPN informou que o quarterback Aaron Rodgers não quer voltar aos Packers, uma decisão que poderia alterar radicalmente o equilíbrio de forças dentro da liga. Isto parece algo que já temos falado bastante sobre vários quarterbacks nos últimos dois anos, mas com que frequência as equipes têm uma chance real de adquirir um jogador como Rodgers?

Vamos entrar no que faria ou não um acordo com Rodgers, quando e por que um acordo poderia acontecer, e quais equipes deveriam ser consideradas fora de cogitação por Rodgers. Então terminaremos com sete propostas de equipes que poderiam ser consideradas candidatas viáveis para fazer um dos maiores negócios na história recente da liga. Algumas equipes estabeleceram seus quarterbacks titulares, mas vou explicar por que Rodgers seria uma melhoria.

As regras básicas para uma troca de Aaron Rodgers

Vamos começar com o maior problema: os Packers não querem negociar seu principal quarterback. Todas as declarações do presidente da equipe, Mark Murphy, e do gerente geral, Brian Gutekunst, nos últimos dias deixaram claro que eles não pretendem trocar Rodgers. Se a organização decidir que simplesmente não está disposta a negociar, o quarterback não tem alternativa. Ele não pode forçar diretamente a sua saída.

Há algumas maneiras que Rodgers pode pressionar mais a organização a fazer sua vontade, mas elas também têm consequências. O acordo de negociação coletiva de 2020 torna difícil para os veteranos resistir, pois eles são multados em 50.000 dólares por dia perdido, sem a possibilidade de as equipes renunciarem a essas multas se o jogador retornar. Se um jogador se ausentar sem permissão por mais de cinco dias, ele não poderá jogar por uma temporada ou se ou se tornar free agent. O acordo de Rodgers seria permanente se ele não comparecesse aos treinos.

Ele poderia se aposentar, mas haveria consequências financeiras significativas. Como Jason Fitzgerald observou, Rodgers poderia ser forçado a devolver seu bônus de 2021 e uma parte de seu bônus de assinatura. No total, ele poderia dever aos Packers quase 30 milhões de dólares. Eles poderiam abrir mão dos pagamentos, como os Colts fizeram com Andrew Luck após a aposentadoria do quarterback, mas não parece que os Packers estejam dispostos a fazer isso. Rodgers ganhou mais de 240 milhões de dólares por suas performances dentro de campo, mas será que ele estaria realmente disposto a se aposentar estando em nível de MVP e pagar aos Packers 30 milhões de dólares?

Descobrir o valor de Rodgers, de 37 anos, no mercado, também é difícil. Quarterbacks mudam de equipe nos 30 e 40 anos, como vimos com Peyton Manning em Denver e Tom Brady em Tampa, mas essas mudanças aconteceram como free agent. O negócio de Rodgers de três anos e 73 milhões de dólares é perfeitamente razoável, mas ele pode pedir um aumento como parte de uma negociação. Os jogadores não são negociados imediatamente após serem eleitos MVP. Rodgers foi incrível na última temporada, mas aquela temporada parou o que achavam ser um QBR em declínio. Os Packers provavelmente escolheram Jordan Love na primeira rodada do draft do ano passado, em parte porque pensavam que Rodgers estava chegando ao final de sua carreira.

A realidade é que os Packers não vão apenas deixar Rodgers ir para algumas escolhas intermediárias. Para justificar este acordo para seus fãs/proprietários, Gutekunst precisa trazer um retorno significativo. Acho que nem mesmo duas escolhas de primeira rodada seriam suficientes. Dado que os Packers terão agora que esperar um ano inteiro antes mesmo de poderem usar novas escolhas de draft, o retorno deve começar com duas escolhas de primeira rodada e pelo menos um outro ativo significativo: ou um outro primeiro rounder, duas escolhas intermediárias ou um jogador relevante. Rodgers não tem uma cláusula de não-comércio, portanto, ao contrário de Russell Wilson ou Jimmy Garoppolo, a equipe pode negociá-lo quando quiser.

Uma outra questão é a situação do teto de gastos dos Packers. Eles não estão com um teto tão bom como este ano, e as coisas só vão piorar em 2022, já que estão mais de 27 milhões de dólares acima do teto projetado. A saída de Rodgers criaria espaço, mas eles teriam que ser cuidadosos na forma como administrariam em termos financeiros este negócio.

Se eles o negociassem antes de 1º de junho, teriam um recorde de 38,4 milhões de dólares em capital morto, tudo isso no limite deste ano. Ele está atualmente na contabilidade por 37,2 milhões de dólares, o maior número para qualquer jogador de futebol americano. Green Bay pode se dar ao luxo de ficar com seu prejuízo este ano se for criativo, e isso deixaria a organização em melhor situação financeira em 2022. Mais realisticamente, os Packers precisarão esperar até 1º de junho para fazer uma transação de Rodgers, o que resultaria em encargos de limite morto de $21,1 milhões em 2021 e $17,2 milhões em 2022.

O outro fator com uma negociação é algo que só a organização pode saber: Love está pronto para começar? Quando os Packers inicialmente draftaram Love, a linha do tempo mais lógica sugeriu que os Packers colocariam Love como titular após a temporada 2021. A campanha de MVP Rodgers pode não ter mudado essa linha do tempo, mas agora eles viram Love por um ano inteiro na prática.

É possível que eles pensem que Love estaria pronto para ser titular em 2021; também é possível que eles se arrependam de sua decisão e não pensem que ele é um quarterback titular viável depois de vê-lo nos bastidores. Os negócios que vou propor abaixo permitem algumas opiniões diferentes sobre Love. Algumas farão mais sentido se ele estiver pronto para a Semana 1; outras serão substituições a longo prazo se a organização não o tiver visto como seu passante do futuro.

O cenário mais fácil para eu imaginar é que Rodgers permaneça. Ele supostamente recusou uma renovação, mas não existe nenhum detalhe sobre como isso teria acontecido. Se os Packers lhe dessem um aumento, garantissem os próximos três anos de seu contrato - e acrescentassem uma cláusula de não-comércio - eles fechariam o futuro Hall of Famer como titular em Green Bay até que ele tivesse 40 anos. Acabaria também com a revolução de Love antes que ela começasse. Isso seria suficiente para que Rodgers mudasse de ideia? Se não, temos que começar a pensar em alternativas para esta franquia.

7. Tennessee Titans

Packers recebem: Ryan Tannehill QB, escolha de 1ª rodada em 2022, escolha de 1ª rodada em 2023
Titans recebem: Rodgers, escolha de 4ª rodada em 2023

Tannehill tem sido brilhante desde que entrou para o Tennessee, com a quinta melhor classificação QBR (73,4) e a segunda melhor classificação em passes (110,6) da liga nas duas últimas temporadas. Ele superou Rodgers em ambas as categorias ao longo desse período. Tannehill, que é cinco anos mais jovem, também estava com uma ofensiva semelhante no Tennessee ao que os Packers usam sob o antigo coordenador ofensivo dos Titans, Matt LaFleur, então ele está o mais próximo possível de um substituto plug-and-play.

Para os Titans, este seria um movimento para "passar de nível". Tannehill tem sido uma surpresa incrível desde que entrou para a organização como parte do pagamento do Miami, mas suas atuações nos playoffs não foram contundentes. Os Titans confiaram fortemente em Derrick Henry na pós-temporada de 2019, com Tannehill incapaz de vencer um duelo contra Mahomes no jogo do Campeonato AFC. Na rodada de wild-card no início deste ano, Tannehill liderou um rápido touchdown contra os Ravens e não conseguiu chegar à end zone novamente no resto do jogo.

Em média, ele conseguiu menos de 7 jardas por tentativa em ambas as derrotas nos playoffs, e enquanto Tannehill não foi capaz de levar os Titans para a vitória em nenhum dos jogos, ele não foi capaz de levá-los para o próximo nível. Sabemos que Rodgers é capaz. Esta seria uma janela de dois ou três anos para tentar ganhar com Rodgers e Henry como um golpe devastador no ataque.

6. Las Vegas Raiders

Packers recebem: Derek Carr QB, escolha de 1ª rodada em 2022, escolha de 2ª rodada em 2022, escolha de 1ª rodada em 2023
Raiders recebem: Rodgers, escolha de 4ª rodada em 2023

Em alguns aspectos, os Raiders fazem sentido como um local de desembarque para Rodgers. Jon Gruden disse que não draftar ele em 2005 junto aos Bucs é "um dos maiores arrependimentos da sua vida". Os Raiders têm os apanhadores para trabalhar com Darren Waller, John Brown e o primeiro rounder de 2020, Henry Ruggs. Embora Carr não tenha sido o problema de sua equipe, Rodgers é um quarterback de calibre diferente. Mudar-se para Vegas o traria de um vôo do sul da Califórnia, onde a noiva Shailene Woodley trabalha e onde "Jeopardy!" é gravado. Se Rodgers realmente quisesse ser simultaneamente quarterback de uma equipe da NFL e apresentar um show de perguntas e respostas, Vegas seria o próximo melhor local além de Los Angeles obviamente.

Ao mesmo tempo, não tenho certeza se os Raiders poderiam oferecer o que os Packers desejariam fora da mudança de Rodgers para o AFC. Não há muito na lista de Las Vegas que eles gostariam em troca do negócio. Os Raiders têm alguns jogadores que eles não querem trocar (Waller e suas recentes escolhas de draft) e um bando de free agents que não parecem bem com seus salários atuais. Las Vegas pode oferecer opções de draft, mas uma troca implicaria que essas escolhas voltariam em algum momento nos anos 20.

Carr iria para os Packers, em parte porque não há outro lugar para ele ir. Todos os times da liga ou estão comprometidos com um quarterback veterano ou com um jovem passador em um negócio de novato. As únicas exceções podem ser o rival Broncos, que provavelmente não fará um negócio como esse, e os Saints, que não podem pagar Carr. Ele tem dois anos e pouco menos de 40 milhões de dólares restantes em seu acordo, então os Packers poderiam ir com Carr em 2021 antes de passarem a jogar com Love em 2022. Carr poderia ter algum valor comercial no próximo ano se jogasse bem em Green Bay, mas ele realmente não valeria mais do que uma escolha tardia como parte deste acordo.

Acho que os Packers só fariam isso se estivessem realmente convencidos de que Rodgers não voltaria a jogar para eles. Carr lhes daria uma chance de se manterem competitivos em 2021 se eles não achassem que Love está pronto, mas isto provavelmente seria um ano de aluguel de um quarterback muito bom e um monte de escolhas tardias na primeira e segunda rodada.

5. Cleveland Browns

Packers recebem: escolha de 1ª rodada em 2022, escolha de 1ª rodada em 2023, Baker Mayfield QB, David Njoku TE
Browns recebem: Rodgers, Josh Jackson CB

Será que os Browns ousariam considerar trocar sua primeira escolha geral? Eles deveriam pelo menos considerar a possibilidade. Mayfield deu grandes passos em sua carreira sob o comando de Kevin Stefanski em 2020, já que a ex-estrela de Oklahoma colocou uma relação de 16-2 touchdown-to-interception durante os 10 jogos finais da temporada. Os Browns, então, deram uma surra nos Steelers na rodada do wild-card antes de darem um susto nos Chiefs em Kansas. Mayfield é amado principalmente em Cleveland, e seria incrivelmente arriscado trocá-lo por um quarterback na casa dos 30 anos.

Os Browns teriam que considerar isso, no entanto, porque enfrentam uma questão difícil com o futuro de Mayfield: será que eles realmente querem pagar a Mayfield a quantia que vai para os quarterbacks de franquia? Enquanto ele era eficiente na temporada passada, os Browns também eram um time de primeira linha. Mayfield lançou 486 passes, o segundo menor de todos os quarterback que jogaram em todos os 16 jogos e atrás apenas de Tannehill. Os Browns correram para baixo no nono melhor ritmo do jogo e, embora você pudesse fazer esse mesmo argumento para Tannehill, ele tem sido mais eficiente do que Mayfield como passador.

A mudança para Rodgers iria alterar drasticamente o teto para o ataque de Cleveland, que poderia ter um caso como o segundo melhor no futebol com ele no comando. Os Browns analiticamente inclinados seriam capazes de criar um ataque mais eficiente ao aumentar drasticamente sua taxa de passes. Estas duas equipes também executam ataques similares a partir da dupla Shanahan/Kubiak, o que facilitaria a transição para ambos os ataques. Os Browns precisarão encontrar seu quarterback do futuro, mas esperam ter mais quatro ou cinco anos com Rodgers, que se reuniria com o ex-técnico de quarterbacks Packers, Alex Van Pelt, em Cleveland.

Os Packers teriam uma janela de dois anos para ver se Mayfield é significativamente melhor do que suas expectativas com Love. Se o Mayfield de 2020 for para Green Bay e melhorar ainda mais, os Browns podem colocar Rodgers como seu quarterback do futuro, mais duas escolhas de primeiras rodadas e uma troca de antigas seleções decepcionantes de Njoku e Jackson. Eles também poderiam assinar com Mayfield uma extensão agora e seguir em frente com ele como sua principal atração. Acho que esta troca é justa, mas também suspeito que nenhum fã do time ficará feliz com a ideia.

4. New York Giants

Packers recebem: escolha de 1ª rodada em 2022, escolha de 1ª rodada em 2022 (dos Bears), escolha de 1ª rodada em 2023 (condicional), Darius Slayton WR
Giants recebem: Rodgers

Daniel Jones não mostrou o suficiente para manter os Giants fora de qualquer negociação comercial envolvendo quarterback. Jones já tem essas duas temporadas difíceis antes mesmo de chegar ao Ano 3. Ele tem lutado para permanecer saudável, custou caro aos Giants com problemas de perda de posse e não mostrou nenhum tipo de instinto natural para lidar com o pass rush. Ele não conseguiria mais do que uma escolha intermediária neste ponto, e é difícil ver os Packers o querendo como parte deste acordo.

Os Giants não estão exatamente perto de ganhar o Super Bowl, mas estão desesperados para se tornarem relevantes novamente. Eles não ganham um jogo de playoff desde a temporada 2011 do Super Bowl; sua única tentativa de ganhar a pós-temporada durante os últimos nove anos foi uma derrota para o Packers em Lambeau em 2016. Rodgers herdaria um conjunto de armas mais profundas que as que possui em Green Bay, embora não teria ninguém no nível de Davante Adams em sua nova empreitada. Slayton seria uma opção barata para adicionar ao grupo de receptores, embora ele possa não ser tão melhor que Marquez Valdes-Scantling.

O que faria este negócio funcionar para os Packers é a oportunidade de adicionar uma das melhores opções de primeira rodada no mercado. O primeiro rounder de 2022 que os Giants adquiriram dos Bears como parte do negócio de Justin Fields poderia chegar a qualquer lugar entre os 20 melhores. Se acabasse entre os cinco primeiros, os Packers conseguiriam uma verdadeira escolha premium para seu quarterback principal e a oportunidade de adicionar um ativo significativo no draft do próximo ano.

Para tornar isso criativo, vamos incorporar algumas regras do estilo da NBA para a escolha condicional em 2023:

- Se as duas primeiras escolhas dos Bears e Giants chegarem aos cinco primeiros em 2022, os Giants não devem nenhuma escolha condicional em 2023.
- Se as duas primeiras escolhas dos Bears e Giants chegarem no top 10 em 2022 - ou se uma das duas escolhas chegar no top 5 - os Giants enviarão sua terceira escolha condicional de 2023 para os Packers.
- Se apenas um dos dois primeiros colocados ficar entre os 10 primeiros colocados em 2022, os Giants enviariam sua segunda escolha de 2023 para os Packers.
- Se nenhum dos dois primeiros colocados ficar entre os 10 primeiros colocados em 2022, os Giants enviariam sua primeira escolha de 2023 para os Packers.

3. Miami Dolphins

Packers recebem: primeira escolha em 2022 (dos 49ers), primeira escolha em 2023 (melhor dos Dolphins e 49ers), quinta escolha em 2023 (dos Dolphins); primeira escolha em 2022 (dos Steelers)
Steelers recebem: Tua Tagovailoa QB (dos Dolphins)
Dolphins recebem: Rodgers, escolha de 1ª rodada em 2023 (dos Packers)

Temos aqui uma terceira equipe envolvida para que este acordo faça sentido. Os Dolphins se comprometeram com Tagovailoa nesta pausa negociando fora da escolha geral nº 3, mas a capacidade de adicionar Rodgers é diferente de ir atrás de Trey Lance ou Mac Jones. Rodgers faria a reconstrução de Miami acabar e colocaria a equipe no meio da disputa da divisão contra os Bills. De repente, ele teria um time de recepção com Will Fuller, Jaylen Waddle, DeVante Parker e Mike Gesicki. Não seria nada mal.

Será que os Packers iriam querer Tagovailoa em troca? Dado que eles já têm Love no elenco, eles provavelmente prefeririam seguir em frente com seu próprio primeiro rounder 2020. Envolver um terceiro faz sentido, e enquanto os Steelers não podem se dar ao luxo de trocar por Rodgers, o envio de uma escolha na primeira rodada para uma possível substituição de Roethlisberger por Tagovailoa faz todo o sentido. O vencedor do Troféu Heisman poderia chegar já nesta temporada se Roethlisberger continuar parecendo o cara que não conseguia arremessar a bola para o fundo do campo no segundo semestre de 2020.

Assim, os Packers conseguiriam três titulares, possivelmente de três equipes diferentes. Eles ganhariam algumas opções ao levar para casa o melhor dos dois primeiros rounders dos 49ers e Dolphins em 2023, deixando em aberto a possibilidade de conseguir uma boa escolha. Terminando com três escolhas no meio dos anos 20 é uma possibilidade distinta com este negócio, embora, seria um resultado decepcionante para o jogador do Green Bay.

2. Washington Football Team

Packers recebem: escolha de 1ª rodada em 2022, escolha de 2ª rodada em 2022, escolha de 1ª rodada em 2023, escolha de 2ª rodada em 2023, Ryan Fitzpatrick QB, Matt Ioannidis DT
Washington recebe: Rodgers

Não creio que esteja fora de questão sugerir que Washington estaria entre os favoritos para chegar ao Super Bowl se conseguisse um negócio com Rodgers. A defesa do Washington ficou em terceiro lugar no campeonato na DVOA defensiva na última temporada e, sem dúvida, melhorou no free agency ao substituir Ronald Darby por William Jackson. Se isso parece estranho, lembre-se que os 7-9 Buccaneers terminaram em quinto lugar na DVOA em 2019, contrataram Tom Brady, depois ganharam o Super Bowl LV.

Rodgers seria um quarterback transformador para o time de Washington, que tem feito um ciclo de partida a partida nos últimos 25 anos. Ele não seria uma solução a longo prazo, mas para uma organização que tem sido completamente frustrante para seus torcedores durante a era Daniel Snyder e que não estava exatamente lotando o estádio antes da pandemia, ele representaria uma nova era. A linha ofensiva é questionável, mas ele poderia novamente dar bons resultados junto de Terry McLaurin e Curtis Samuel.

Washington teria que pagar mais do que sua competição AFC para conseguir um acordo. Os Packers receberiam quatro escolhas relevantes de Draft, um homem forte de linha defensiva com Ioannidis e um substituto de curto prazo para competir com Love com Fitzpatrick, que tem um QBR melhor durante os últimos quatro anos (67,8) do que Rodgers (65,6).

1. Denver Broncos

Packers recebem: Patrick Surtain II CB, Tim Patrick WR, Drew Lock QB, escolha de 1ª rodada em 2022, escolha de 1ª rodada em 2023
Broncos recebem: Rodgers, Eric Stokes CB

Esta é a oferta mais interessante que uma equipe poderia fazer por Rodgers, na minha opinião. Os Packers recebem apenas duas opções na primeira rodada, mas eles conseguem reunir talentos jovens e empolgantes em várias posições que podem atuar imediatamente. Se LaFleur & Co. acha que pode vencer com Love em 2021, esta provavelmente seria a melhor troca a ser considerada por eles.

Os Packers teriam essencialmente uma terceira escolha na primeira rodada como parte deste acordo, acrescentando Surtain, que foi o número 9 da seleção geral. Em troca, eles enviariam seu próprio cornerback da primeira rodada com Stokes, mas a diferença entre a nona e a 29ª escolha é bastante significativa, chegando a algo como a 25ª em um ano típico. Se Surtain sair, ele se juntaria a Jaire Alexander e formaria uma das melhores duplas de cornerbacks do futebol. Surtain também estaria em um acordo abaixo do mercado por pelo menos os próximos três anos, o que é crucial para um time da Green Bay que está atualmente tendo problemas com o teto de gastos.

Os Packers também acrescentariam um novo wide reciver titular com Patrick, que é um free agent restrito. Ele foi impressionante na temporada passada, quando substituiu Courtland Sutton lesionado, mas com Sutton, Jerry Jeudy e KJ Hamler melhores na questão de profundidade, é provável que seu futuro esteja longe de Denver. Os Packers poderiam contratar Patrick para uma renovação ou usá-lo para fazer uma escolha compensatória na quarta ou quinta rodada da linha de fundo. Lock estaria apenas vindo como uma reserva para Love e não representaria uma escolha simbólica. Os Packers recebem o que corresponde a três palhetas de primeira rodada como parte deste acordo, com os benefícios adicionais de Patrick e Lock para colocar o acordo em cima da linha. Pensando em conseguir algo para um jogador que já tenha decidido em deixar o time, este poderia ser o tipo de negócio que ajudaria a manter os Packers na disputa agora e nos próximos anos.