Seahawks fazem partida avassaladora, aplicam 41 a 6 nos Niners e vão à final da NFC
18/01/2026
Fonte: Ge
O Seattle Seahawks estreou nos playoffs da NFL 2025/2026 com uma atuação avassaladora. Jogando no Lumen Field, a equipe atropelou o rival San Francisco 49ers por 41 a 6, na madrugada deste domingo (18), e garantiu vaga na final da Conferência Nacional. Agora, o time aguarda o vencedor do duelo entre Los Angeles Rams e Chicago Bears para saber quem será o adversário na briga por um lugar no Super Bowl LX.

Dono da melhor campanha da temporada regular na NFC, os Seahawks confirmaram em campo o status de seed 1. Após folgar na rodada do wild card, os Seahawks chegaram descansados para o confronto, enquanto os 49ers tiveram uma semana desgastante, com viagem de costa a costa depois da vitória sobre o Philadelphia Eagles, além de não contar com alguns de seus principais jogadores por lesão.

A superioridade física e técnica dos Seahawks ficou evidente desde o início. Seattle dominou o confronto em todos os setores e construiu ampla vantagem logo no primeiro quarto, com dois touchdowns e um field goal. O primeiro TD saiu já no lance inicial da partida, quando Rashid Shaheed retornou o kickoff para 95 jardas até a endzone. Ao fim do primeiro tempo, a diferença no placar já era de 18 pontos. Na segunda etapa, o controle foi absoluto, com uma parcial de 17 a 0 que transformou o clássico em uma vitória elástica.

Esta será apenas a quarta final de NFC da história dos Seahawks e a primeira em 11 anos. A última decisão da conferência havia sido em 2014, temporada que terminou com o vice-campeonato do Super Bowl XLIX. Até hoje, o troféu Vince Lombardi da edição de 2013 (Super Bowl XLVIII) segue sendo o único da franquia.

O adversário na final da NFC sairá do confronto entre Los Angeles Rams e Chicago Bears, marcado para este domingo (18), às 20h30 (horário de Brasília). A decisão da conferência acontecerá no próximo domingo (25), ainda sem horário definido, com mando de campo de Seattle.

Apesar de ter sido questionável por conta de uma lesão no oblíquo, o quarterback Sam Darnold iniciou o jogo como titular e teve uma atuação segura. Ele tentou 17 passes, somou 124 jardas e lançou um touchdown para Jaxon Smith-Njigba, sendo poupado no último período.

O jogo terrestre foi um dos grandes trunfos dos Seahawks. Zach Charbonnet se lesionou ainda no segundo quarto e não retornou, abrindo espaço para Kenneth Walker assumir o protagonismo. O running back respondeu com três touchdowns, em 19 carregadas para 116 jardas.

Assim como aconteceu na última rodada da temporada regular, a defesa dos Seahawks anulou o ataque liderado por Brock Purdy. San Francisco foi limitado a apenas dois field goals, de 40 e 56 jardas, além de sofrer três turnovers e falhar em duas tentativas de quarta descida.

O 49ers teve apenas 236 jardas totais em toda a partida e conquistou 15 first downs. Purdy teve 133 jardas aéreas e sofreu uma interceptação. O quarterback não pôde contar com a melhor forma do running back Christian McCaffrey, que lesionou o ombro ainda no primeiro tempo e teve apenas 11 carregadas com média de 3,2 jardas.