Técnico dos 49ers perde 3º Super Bowl e coleciona viradas surreais na final da NFL.
12/02/2024
Fonte: Espn
Kyle Shanahan é uma das grandes mentes da NFL, mas o principal jogo da temporada parece ser seu calcanhar de Aquiles. Neste domingo (11), o técnico do San Francisco 49ers viu sua equipe ser derrotada por 25 a 22 pelo Kansas City Chiefs e chegou a sua terceira derrota em três participações no Super Bowl.

O mais curioso é que em todos os vice-campeonatos, o time de Shanahan chegou a ter 10 ou mais pontos de vantagem em algum momento da partida. A primeira aparição do treinador no Super Bowl veio em 2017, quando ele ainda era coordenador ofensivo do Atlanta Falcons.

Na ocasião, os Falcons chegaram a liderar por 28 a 3 contra o New England Patriots, mas Tom Brady e companhia conseguiram a maior virada da história de um Super Bowl e saíram com o troféu.

No ano seguinte, Shanahan foi anunciado como head coach dos 49ers. Em San Francisco, ele chegou a dois Super Bowls, ambos contra os Chiefs.

Em 2020, os 49ers lideravam por 20 a 10 faltando 2:35 para o fim do terceiro quarto, mas Patrick Mahomes e companhia fizeram um último período quase perfeito e saíram com a vitória por 31 a 20.

Neste ano, os Niners chegaram a abrir 10 a 0 no início da partida e venciam por 19 a 16 até os últimos três segundos de tempo regulamentar, quando os Chiefs forçaram a prorrogação.

No tempo extra, San Francisco teve a primeira posse e conseguiu um field goal para colocar a vantagem em 22 a 19. Mahomes, porém, brilhou mais uma vez e conduziu uma campanha brilhante que terminou com um touchdown de Mecole Hardman no último segundo e o terceiro vice-campeonato de Shanahan.

Após o jogo, o técnico dos Niners chegou a falar sobre as três viradas sofridas em sua carreira.

"É meu segundo jogo como técnico principal, mas quando você joga contra caras como Tom Brady e Patrick Mahomes, você nunca está confortável com a liderança. São dois dos melhores jogadores da história, por isso quando você tem uma liderança, esses caras sempre vão ameaçá-la", disse.