Washington contrata Jason Wright, primeiro presidente negro da história da liga.
17/08/2020
Fonte: Espn
O time de Washington na NFL contratou Jason Wright como seu presidente, tornando-o assim o primeiro negro a ocupar o cargo na história da liga e apenas o quarto ex-jogador a assumir esse papel.

"Esta equipe, neste momento, é uma oportunidade ideal para mim", disse Wright em comunicado. "A transformação do Washington Football Team está acontecendo em todos os aspectos da organização e nos tornará uma franquia moderna e ambiciosa. Queremos estabelecer novos padrões para a NFL”.

A equipe estava sem presidente desde que Bruce Allen foi demitido após a temporada de 2019. A franquia contratou o técnico Ron Rivera e lhe deu força total, já que o proprietário Dan Snyder disse que queria uma abordagem centrada no treinador.

A contratação de Wright não mudará isso, já que ele não estará envolvido nas decisões esportivas como Allen esteve durante seu reinado de 10 anos. Wright se concentrará apenas no lado comercial, incluindo operações, finanças, vendas e marketing. Como Rivera, ele se reportará diretamente a Snyder.

"Se eu pudesse projetar um líder personalizado para este momento importante da nossa história, seria Jason", disse Snyder. "A sua experiência como ex-jogador, juntamente com a sua perspicácia para os negócios, lhe dá perspectiva incomparável. Não vamos descansar enquanto não formos uma equipe de calibre de título e sucesso - dentro e fora de campo”.

Recentemente, um ex-funcionário de Washington disse que a equipe precisava ter mais diversidade, mas também precisava expandir sua rede para buscar talentos. Muitas vezes, segundo essa pessoa, a organização confiava em um pequeno círculo para escolher funcionários de alto escalão.

A contratação de Wright mostra que uma rede mais ampla foi criada. Ele tinha sido sócio de operações da McKinsey & Company, uma empresa global de consultoria de estratégia e gestão com sede na capital dos Estados Unidos. Entre outros aspectos, Wright se concentrou em permitir que executivos de alto nível ajudassem em questões ambientais. Ele também comandou a estratégia de inclusão da McKinsey e ajudou a criar o Fórum Econômico Negro.

Em Washington, Wright liderará uma franquia que passou por severas mudanças nos últimos meses. A organização decidiu aposentar seu antigo nome e, por enquanto, se chamará Washington Football Team. Também houve uma matéria no The Washington Post no mês passado detalhando casos de assédio sexual envolvendo cinco ex-funcionários da franquia.

Em várias matérias, a ESPN detalhou questões em torno do que muitos chamam de atmosfera tóxica nas instalações da equipe. Entre as soluções que muitos funcionários, atuais e antigos, queriam estava um líder forte na função de presidente e mais diversidade. Washington também contratou Julie Donaldson para chefiar sua equipe de comunicação, tornando-a a executiva mulher de mais alta patente da equipe.

Wright jogou sete anos na NFL como um running back com quatro equipes, aposentando-se após a temporada de 2010 para estudar administração. Ele entrou para a liga como um agente livre não draftado de Northwestern, onde permanece o sexto maior corredor de toda da história da faculdade.